domingo, 2 de dezembro de 2012

Projetos de Independência


Taís Cristina dos Santos

Delimitação do tema: Cenas da Independência

Problematização:Como o processo de Independência influenciou a separação politica do Brasil?

Objetivo Geral: Levar para a sala de aula material necessário (imagem) para entendermos os significados do dia 7 de Setembro de 1822 e entender como a emancipação deu-se apenas na esfera política.

Objetivos Específicos
  • Entender que o 07 de setembro de 1822 não foi um ato isolado do príncipe D. Pedro, e sim, um acontecimento que integra o processo de crise do Antigo Sistema Colonial.
  • Analisar as práticas culturais e religiosas expostas na imagem e no contexto do livro didático.
  • Perceber que a Independência do Brasil, restringiu-se à esfera politica, não alterando em nada a realidade socioeconômica, que se manteve com as mesmas características do período colonial.


Metodologia


Imagem 01 – Independência ou morte. Óleo de François René Moreaux. A imagem do Grito do Ipiranga foi idealizada e enaltecida pelos pintores contratados pelo governo para registrar o episódio.


  • O que a imagem vem nos dizer em relação à Independência do Brasil?
  • Qual a relação da imagem com a luta das elites?
  • Por que a Independência defendia diferentes propostas?

* Trabalho da disciplina Prática de Ensino em HVI sob a orientação da professora Ana Eugênia Nunes de Andrade.