Taís Cristina
dos Santos
Delimitação
do tema: Cenas da Independência
Problematização:Como
o processo de Independência influenciou a separação politica do Brasil?
Objetivo Geral: Levar
para a sala de aula material necessário (imagem) para entendermos os
significados do dia 7 de Setembro de 1822 e entender como a emancipação deu-se apenas na esfera política.
Objetivos
Específicos
- Entender que o 07 de setembro de 1822 não foi um ato isolado do príncipe D. Pedro, e sim, um acontecimento que integra o processo de crise do Antigo Sistema Colonial.
- Analisar as práticas culturais e religiosas expostas na imagem e no contexto do livro didático.
- Perceber que a Independência do Brasil, restringiu-se à esfera politica, não alterando em nada a realidade socioeconômica, que se manteve com as mesmas características do período colonial.
Metodologia
Imagem 01 – Independência
ou morte. Óleo de François René Moreaux. A imagem do Grito do Ipiranga foi
idealizada e enaltecida pelos pintores contratados pelo governo para registrar
o episódio.
- O que a imagem vem nos dizer em relação à Independência do Brasil?
- Qual a relação da imagem com a luta das elites?
- Por que a Independência defendia diferentes propostas?
* Trabalho da disciplina Prática de Ensino em HVI sob a orientação da professora Ana Eugênia Nunes de Andrade.