sábado, 1 de dezembro de 2012

O governo Luiz Inácio Lula da Silva – ‘Lula’



João Marcos Alexandre

Delimitação do tema: As controvérsias do governo Lula

Problematização: Será que o governo Lula só trouxe melhorias para nosso país?

Objetivo Geral: Levar para a sala de aula material necessário para a compreensão dos antecedentes do governo Lula, permitindo, assim o aluno entender este contexto histórico através da literatura de cordel, compreendendo e questionando a imagem deste presidente.

Objetivos Específicos


  • Compreender a imagem que Lula passava à sociedade brasileira antes de se tornar presidente e compará-la com a atual;
  • Compreender o contexto histórico referente ao governo Lula e levantar os questionamentos, os problemas e as tensões oriundas desta época e os efeitos da mesma na nossa realidade atual;
  • Analisar a forma como Lula é passado na literatura de cordel, analisando também o autor da obra e para quem a ela se destina;

Metodologia

Fonte: Literatura de cordel – Lula: o Matuto que conquistou o Brasil
Autor: Gonzaga de Garanhuns

Esta vitória de Lula
Foi muito bem merecida
Para surgir no Brasil
Melhor condição de vida
E nossa população
Se sentir mais garantida’

‘Lula agora está aí
Levando o país em frente
Tirando da decadência
O nosso Brasil potente
Ficando em nossa história
Por esta grande vitória
De Lula para presidente[1]

1 – Para qual público esta obra se destina?
2 – De qual região do Brasil este tipo de obra é oriunda?
3 - Será que todos, sem exceção, foram beneficiados e tiveram melhores condições de vida com o   governo Lula?
4 – Como Lula é mostrado segundo o autor da obra?
5 – Qual o tipo de linguagem que o cordel traz? Por que ele traz este tipo de linguagem?

CONSIDERAÇÕES FINAIS
           
Trabalhar com a literatura de cordel significa, antes de mais nada, romper as barreiras e limites geográficos, uma vez que provém da cultura nordestina e de caráter tipicamente popular. Assim, quando trabalhamos com essa fonte em sala de aula, devemos explicitar as identidades, as práticas e os costumes dessa região do Brasil.

Também entendemos que o cordel que foi trabalhado no plano de aula acima se refere assim ao ex-presidente Lula provavelmente porque este é proveniente da região Nordeste, e foi responsável por levantar esta região tão antes esquecida por nossos governantes. Além disso, antes de estudá-lo, devemos também pesquisar referências sobre o autor e, segundo pesquisas, o autor Gonzaga de Garanhuns é proveniente de Pernambuco, localizado na região Nordeste deste país. Isso também nos mostra sua opinião a respeito do nosso ex-presidente da República.

Luiz Gonzaga de Lima[2] nasceu em 1943 e tem em suas principais trabalhos com cordéis temas como o cangaço, Luiz Gonzaga e história da sua cidade.

Cabe ao professor mostrar ao aluno também, não somente o que vem escrito no cordel, mas também, através dele e de outras fontes auxiliares, compreender a personalidade, a imagem pública de Lula através dos tempos, desde seu cotidiano pobre no Nordeste até virar um líder sindical na região do Grande ABC, e mais tarde, mudar sua imagem, seu discurso e até mesmo o seu modo de vestir.

Cabe ainda ao professor mostrar a presença da oralidade, da literatura em versos, da performance que são características do cordel, e que este nome deriva porque, os cordelistas, quase sempre os mesmos que vendem suas obras nas feiras ou bancas das grandes cidades, os penduravam em cordas com prendedores.

Hoje em dia também esse tipo de obra não são tão valorizados pela sociedade, talvez porque são característicos de uma cultura popular e nordestina, quase sempre motivos de estereótipos e preconceitos por grande parte dos brasileiros. Cabe mostrar que no Nordeste também há cultura, uma linguagem e sotaques diferentes, o que também nos remete à época da colonização, pois lá que deu origem ao embrião do nosso futuro país.

Diante de tudo isso, a literatura de cordel serve como importante instrumento metodológico e didático, além de ser fonte histórica para análise de determinado contexto histórico, além de base para entendermos o social, o cultural e o político por trás. Claro que sua utilização não deve ser separada de outros instrumentos e fontes metodológicas para auxílio didático.

Mais que literatura, o cordel também significa arte e criatividade, e também significa quebrar com os preconceitos que se tem da região Nordeste do país. Além disso, facilita na leitura e interpretação de textos, por ter uma linguagem fácil e acessiva aos jovens, e desenvolve o senso crítico, questionável e debatedor dos alunos.

Também põe em contato o aluno com a tradição oral, tão banalizada hoje em dia, além de promover a criatividade em fazer poesias e rimas, podendo também o professor fazer uma interdisciplinaridade com disciplinas como Português e Geografia.




[1] GARANHUNS, Gonzaga de. Lula. O Matuto que Conquistou o Brasil. Recife, Editora Coqueiro, p. 01, 08.
[2] Disponível em: http://anchietabarros.blogspot.com.br/2012/03/gonzaga-de-garanhuns.html. Acesso em 24/11/2012.
* Trabalho da disciplina Prática de Ensino em HVI sob a orientação da professora Ana Eugênia Nunes de Andrade.