domingo, 2 de dezembro de 2012

Da fazenda à fábrica: o operário em construção


Jonatas Roque Ribeiro

O livro Brasil: uma História em construção, de José Rivair Macedo e Mariley Oliveira, é destinado as crianças do 6° ano do Ensino Fundamental I e aborda discussões históricas voltadas para a linha historiográfica da História Social. As narrativas históricas discutem os fatos mais significativos da História do Brasil, enfatizando os variados sujeitos sociais e correlacionando as discussões da história nacional com as discussões de sociedade e cotidiano. As fontes funcionam como complementos às discussões históricas. Os textos complementares são interdisciplinares e assinados por estudiosos das mais variadas áreas das ciências humanas e sociais, como Raimundo Nina Rodrigues, Silvana Goulart, Maria Decca, Luiz Gonzaga Júnior, entre outros.  Os questionários são compostos por perguntas interpretativas e textos complementares muito ricos. A própria titulação do livro já sugere uma leitura crítica e construtiva.


Delimitação do tema: Lá vai mais um operário: sou eu que vou trabalhar!

Problematização: A disciplinarização do cotidiano fabril durante o processo de industrialização no Governo Vargas.

Metodologia: Espera-se que através do uso de imagens, os alunos consigam analisar, interpretar e compreender a construção histórica e as práticas cotidianas durante a industrialização do Brasil no Governo Vargas.

I
Imagem 1- Trabalhador em indústria automobilística, p. 80.


A imagem mostra um trabalhador montando as partes do que será um futuro veículo. Há a presença de equipamentos e máquinas modernas, além do que as indústrias automobilísticas é um sinal de economia forte e riqueza, pois se há a fabricação de carros, é porque há consumidores para comprá-los. Mas qual é a principal fonte econômica do nosso país atualmente, e qual era a principal fonte econômica durante o Governo Vargas? Qual a intencionalidade e necessidade de transmitir a imagem de um país industrializado? Quem lucrava e quem lucra com as rendas da economia industrial nacional? Os operários, onde estão eles na história, na sociedade e na cultura brasileiras?

País industrializado para quem?
Onde ocorreram estes processos de industrialização?
Quem eram e como viviam os operários?
Brasil, país realmente, industrializado?


Resultados Esperados: Espera-se que os alunos compreendam em que momentos, contextos, espaços e intensidades se deram os processos de industrialização do Brasil, e como os discursos políticos vigentes usavam destes processos para manterem e legitimarem suas ideologias e culturas sócio-políticas.

* Trabalho da disciplina Prática de Ensino em HVI sob a orientação da professora Ana Eugênia Nunes de Andrade.