Jonatas Roque Ribeiro
O livro Brasil: uma História
em construção, de José Rivair Macedo e Mariley Oliveira, é destinado as
crianças do 6° ano do Ensino Fundamental I e aborda discussões históricas
voltadas para a linha historiográfica da História Social. As narrativas
históricas discutem os fatos mais significativos da História do Brasil,
enfatizando os variados sujeitos sociais e correlacionando as discussões da
história nacional com as discussões de sociedade e cotidiano. As fontes
funcionam como complementos às discussões históricas. Os textos complementares
são interdisciplinares e assinados por estudiosos das mais variadas áreas das
ciências humanas e sociais, como Raimundo Nina Rodrigues, Silvana Goulart,
Maria Decca, Luiz Gonzaga Júnior, entre outros.
Os questionários são compostos por perguntas interpretativas e textos
complementares muito ricos. A própria titulação do livro já sugere uma leitura
crítica e construtiva.
Delimitação do tema: Lá vai mais um operário: sou eu que
vou trabalhar!
Problematização: A disciplinarização do cotidiano
fabril durante o processo de industrialização no Governo Vargas.
Metodologia: Espera-se que através do uso de
imagens, os alunos consigam analisar, interpretar e compreender a construção
histórica e as práticas cotidianas durante a industrialização do Brasil no
Governo Vargas.
I
Imagem 1-
Trabalhador em indústria automobilística, p. 80.
A imagem mostra um trabalhador montando as partes do que
será um futuro veículo. Há a presença de equipamentos e máquinas modernas, além
do que as indústrias automobilísticas é um sinal de economia forte e riqueza,
pois se há a fabricação de carros, é porque há consumidores para comprá-los.
Mas qual é a principal fonte econômica do nosso país atualmente, e qual era a
principal fonte econômica durante o Governo Vargas? Qual a intencionalidade e
necessidade de transmitir a imagem de um país industrializado? Quem lucrava e
quem lucra com as rendas da economia industrial nacional? Os operários, onde
estão eles na história, na sociedade e na cultura brasileiras?
País industrializado para quem?
Onde ocorreram estes processos de industrialização?
Quem eram e como viviam os operários?
Brasil, país realmente, industrializado?
Resultados Esperados: Espera-se que os alunos compreendam em
que momentos, contextos, espaços e intensidades se deram os processos de
industrialização do Brasil, e como os discursos políticos vigentes usavam
destes processos para manterem e legitimarem suas ideologias e culturas
sócio-políticas.
* Trabalho da disciplina Prática de Ensino em HVI sob a orientação da professora Ana Eugênia Nunes de Andrade.