quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O excêntrico governo de Jânio Quadros


Bárbara Cristine Casallechi Fonseca Simões

Delimitação do problema: Jânio Quadros renuncia à presidência.

Problematização: Ideologias políticas sob o olhar do humor.

Objetivo geral: Analisar e Interpretar, através das charges, o olhar humorístico sobre a renúncia do presidente e como esse meio pode influenciar a opinião pública.

Objetivos específicos:

  • Contextualizar sua breve trajetória na Presidência da República e, principalmente, os motivos pelos quais o levaram a uma renúncia excêntrica como o próprio Jânio Quadros.
  • Entender como a queda do presidente foi interpretada pelo olhar humorístico.
  • Observar as relações existentes entre a charge como veículo difusor e sua influência na opinião pública, a partir das ideologias dos periódicos das quais ela é vinculada.
A renúncia, segundo Appe. (O Cruzeiro, 7 de outubro de 1961, nº52, ano XXXIII).



 
De acordo com Appe a renuncia de Jânio se deu como um suicídio político. Em sua charge, o presidente, com uma feição mais desvairada que do que a de costume pula de um prédio (a Presidência). Embaixo, a multidão (entenda-se o apoio popular, a burguesia, os políticos conservadores) corre para os lados, largando a rede que poderia salvar Jânio Quadros.

Resultados esperados

Espera-se que através da análise da charge e do conteúdo proposto, os alunos possam entender a função e a forma singular que a charge proporcionar sobre os acontecimentos, seus interesses e jogos políticos. Mostrando a realidade política através do riso numa época em que poucos sabiam ler e escrever.

* Trabalho da disciplina de Prática de Ensino em História VI sob a orientação da professora Ana Eugênia Nunes de Andrade.