quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Organização do Estado Brasileiro (1822-1831)


Plano de aula - Artur Thales José Brandão

Delimitação do Tema: A participação popular no processo de Independência do Brasil

Problematização: 
As diferentes versões do processo de Independência do Brasil.

Objetivo Geral: 
Resolver com os alunos o problema da interpretação de texto, analisando diferentes materiais como charges, imagens e textos de historiadores que abordem como ocorreu o processo de Independência do Brasil.

Objetivos Específicos

Objetivo 1 - Analisar as charges e mostrar como a população reagiu ao processo de Independência do Brasil.

Charge Independência ou Morte[1]
Questionamentos

1- Onde estava o povo quando D. Pedro proclamou a Independência?
2- Quem participou da proclamação?
3- Na época existia horário político? Televisão?
4- Houve participação do povo?
5- Porque D. Pedro disse cadê o resto do pessoal ao invés de dizer Independência?

Comemoração da Independência[2]
Questionamentos

1- Por que algumas pessoas comemoraram a Independência e outras não?
2- Como o povo brasileiro reagiu ao processo de Independência?
3- Por que a Independência seria um produto inglês?
4- A Inglaterra auxiliou na Independência do Brasil?
5- O Brasil inteiro comemorou a Independência?
  
Objetivo 2 - Pesquisar em documentos históricos algumas medidas que as cortes de Portugal queriam que D. Pedro  tomasse no Brasil e o que levou a proclamar a Independência.

Medidas das Cortes de Lisboa
“Artigo 1º - O comércio entre os reinos de Portugal, Brasil e Algarves será considerado como de províncias do mesmo continente.
Artigo 2º - É permitido unicamente a navios de construção portuguesa fazer o comércio de porto a porto em todas as possessões portuguesas. Todos os navios de construção estrangeira que forem de propriedade portuguesa (...) são considerados como de construção portuguesa.”
Citado por AZEVEDO, J. S. Revolução Portuguesa. Lisboa,1944. p. 152.[3]

1- A quem beneficiava e a quem prejudicavam essas medidas das cortes de Lisboa?
2- Como os brasileiros consideravam essas decisões?
3- Como reagiu o Príncipe regente diante das decisões tomadas em Portugal?
4- O que levou Portugal a tomar essas medidas?

Objetivo 3 - Fazer um levantamento de iconografias que retratem a Independência do Brasil e ver como cada artista mostrou o processo de Independência.

O Grito do Ipiranga[4]
1- Pedro Américo presenciou a Independência?
2- Que gesto D. Pedro faz na imagem?
3- Como D. Pedro aparece na imagem?
4- D. Pedro está junto ou afastado das pessoas que o cercam?
5- Essa imagem reproduz o sete de setembro tal qual como aconteceu ou faz uma idealização desse fato histórico?

A Proclamação da Independência[5]
1- O que D. Pedro está levantando na mão?
2- Como D. Pedro se apresenta junto à população?
3- Por que o povo está levantando as mãos para D. Pedro?
4- D. Pedro está vestido com que trajes?
5- Essas pessoas estariam às margens do Ipiranga saudando D. Pedro?

Objetivo 4 – Analisar a tela mais conhecida da Independência do Brasil “O Grito do Ipiranga” de Pedro Américo e tentar mostrar aos alunos que o fato não ocorreu como representa o quadro.

O Grito do Ipiranga[6]
1- O quadro de Pedro Américo é fiel ao modo que os historiadores relatam?
2- D. Pedro estava montado em um lindo cavalo e pronto para se tornar um herói?
3- Como ocorreu a viagem de D. Pedro de Santos a São Paulo poucos minutos antes de proclamar a Independência?
4- D. Pedro estava com esse traje mostrado na pintura?
5- Ele estava preparado para declarar o Brasil Independente de Portugal?

Resultados esperados
Espero com este plano de aula resolver o problema de interpretação de textos dos alunos, trabalhando estas diferentes fontes do processo de Independência do Brasil, mostrando diferentes versões do fato. Espero que os alunos consigam interpretar e analisar essas fontes que não estão presas ao tradicional modelo positivista, mas sim na história cultural e social tornando todos, sujeitos sociais que participaram direta ou indiretamente na Independência do Brasil.

* Trabalho desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino em História III, sob a orientação da professora Ana Eugênia Nunes de Andrade.



[1] Disponível em: http://historiajulia-blogspot.com/independencia acesso em: 01/06/2012.
[2] Disponível em: http://pesquisahistoria.com/charge.independenciadobrasil acesso em: 01/06/2012.
[3] RODRIGUES, Joelza Ester Domingues. História em Documento, 1 ed. São Paulo: FTD, 2009 p. 288.
[4] Disponível em: http://www.culturabrasil.org/independencia acesso em: 01/06/2012.
[5] Disponível em: http://mestresdahistoria.blogspot.com.br acesso em: 01/06/2012.
[6] Disponível em: http://www.culturabrasil.org/independencia acesso em: 01/06/2012.