Plano de aula - Artur Thales José Brandão
Delimitação do Tema:
A participação popular no processo de Independência do Brasil
Problematização:
As diferentes versões do processo de
Independência do Brasil.
Objetivo Geral:
Resolver
com os alunos o problema da interpretação de texto, analisando diferentes
materiais como charges, imagens e textos de historiadores que abordem como
ocorreu o processo de Independência do Brasil.
Objetivos Específicos
Objetivo
1 - Analisar as charges e mostrar como a população reagiu ao processo de
Independência do Brasil.
Charge Independência ou Morte[1] |
Questionamentos
1-
Onde estava o povo quando D. Pedro proclamou a Independência?
2-
Quem participou da proclamação?
3-
Na época existia horário político? Televisão?
4-
Houve participação do povo?
5-
Porque D. Pedro disse cadê o resto do pessoal ao invés de dizer Independência?
Comemoração da Independência[2] |
Questionamentos
1-
Por que algumas pessoas comemoraram a Independência e outras não?
2-
Como o povo brasileiro reagiu ao processo de Independência?
3-
Por que a Independência seria um produto inglês?
4-
A Inglaterra auxiliou na Independência do Brasil?
5-
O Brasil inteiro comemorou a Independência?
Objetivo
2 - Pesquisar em documentos históricos algumas medidas que as cortes de Portugal
queriam que D. Pedro tomasse no Brasil e o que levou a proclamar a
Independência.
Medidas
das Cortes de Lisboa
“Artigo
1º - O comércio entre os reinos de Portugal, Brasil e Algarves será considerado
como de províncias do mesmo continente.
Artigo
2º - É permitido unicamente a navios de construção portuguesa fazer o comércio
de porto a porto em todas as possessões portuguesas. Todos os navios de
construção estrangeira que forem de propriedade portuguesa (...) são
considerados como de construção portuguesa.”
Citado
por AZEVEDO, J. S. Revolução Portuguesa. Lisboa,1944. p. 152.[3]
1-
A quem beneficiava e a quem prejudicavam essas medidas das cortes de Lisboa?
2-
Como os brasileiros consideravam essas decisões?
3-
Como reagiu o Príncipe regente diante das decisões tomadas em Portugal?
4-
O que levou Portugal a tomar essas medidas?
Objetivo
3 - Fazer um levantamento de iconografias que retratem a Independência do
Brasil e ver como cada artista mostrou o processo de Independência.
O Grito do Ipiranga[4] |
1-
Pedro Américo presenciou a Independência?
2-
Que gesto D. Pedro faz na imagem?
3-
Como D. Pedro aparece na imagem?
4-
D. Pedro está junto ou afastado das pessoas que o cercam?
5-
Essa imagem reproduz o sete de setembro tal qual como aconteceu ou faz uma
idealização desse fato histórico?
A Proclamação da Independência[5] |
1-
O que D. Pedro está levantando na mão?
2-
Como D. Pedro se apresenta junto à população?
3-
Por que o povo está levantando as mãos para D. Pedro?
4-
D. Pedro está vestido com que trajes?
5-
Essas pessoas estariam às margens do Ipiranga saudando D. Pedro?
Objetivo
4 – Analisar a tela mais conhecida da Independência do Brasil “O Grito do
Ipiranga” de Pedro Américo e tentar mostrar aos alunos que o fato não ocorreu como
representa o quadro.
O Grito do Ipiranga[6] |
1-
O quadro de Pedro Américo é fiel ao modo que os historiadores relatam?
2-
D. Pedro estava montado em um lindo cavalo e pronto para se tornar um herói?
3-
Como ocorreu a viagem de D. Pedro de Santos a São Paulo poucos minutos antes de
proclamar a Independência?
4-
D. Pedro estava com esse traje mostrado na pintura?
5-
Ele estava preparado para declarar o Brasil Independente de Portugal?
Resultados esperados
Espero com este plano
de aula resolver o problema de interpretação de textos dos alunos, trabalhando
estas diferentes fontes do processo de Independência do Brasil, mostrando
diferentes versões do fato. Espero que os alunos consigam interpretar e
analisar essas fontes que não estão presas ao tradicional modelo positivista,
mas sim na história cultural e social tornando todos, sujeitos sociais que
participaram direta ou indiretamente na Independência do Brasil.
* Trabalho desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino em História III, sob a orientação da professora Ana Eugênia Nunes de Andrade.
[1]
Disponível em: http://historiajulia-blogspot.com/independencia
acesso em: 01/06/2012.
[2]
Disponível em: http://pesquisahistoria.com/charge.independenciadobrasil
acesso em: 01/06/2012.
[3] RODRIGUES, Joelza Ester
Domingues. História em Documento, 1 ed. São Paulo: FTD, 2009 p. 288.
[4]
Disponível em: http://www.culturabrasil.org/independencia
acesso em: 01/06/2012.
[5]
Disponível em: http://mestresdahistoria.blogspot.com.br
acesso em: 01/06/2012.
[6]
Disponível em: http://www.culturabrasil.org/independencia
acesso em: 01/06/2012.