sexta-feira, 29 de junho de 2012

Modernismo: “afirmação da cultura brasileira”

Plano de aula - Carla Brianese

Delimitação do tema: Diversidade cultural na Primeira República

Problematização: Será que a única cultura dessa época foi àquela produzida pela elite?

Objetivo Geral: Levar aos alunos materiais textuais e visuais com intuito de inseri-los no contexto cultural da Primeira República, possibilitando assim, uma interpretação do fato através da utilização de imagem, texto e música.

Objetivos Específicos
  • Fazer o aluno questionar se a cultura brasileira durante a Primeira República estava relacionada apenas à Semana de Arte Moderna, trazendo para a sala de aula músicas popular da época;
  • Mostrar ao aluno, através de imagem, que durante respectivo período outras formas de cultura também resistiram em nosso país;
  • Trazer para o aluno a questão da pluralidade cultural da época, através de textos que comprovem a existência de sujeitos culturais que produziram culturas diversas, nos mais variados lugares desse “gigante” chamado Brasil.
Metodologia

Objetivo Específico I – Fonte: Música Popular

Eu fui a um samba
Lá no morro da mangueira
Uma cabrocha me falou de tal maneira:
Não vai fazer como fez Claudionor
Para sustentar família
Foi bancar o estivador
Oh, cabrocha faladeira
Que tu tens com a minha vida
Vai procurar um trabalho
E corta essa língua comprida[1]
  1. Para qual público foi direcionada a mesma?
  2. Pensando em quem e em que o autor compôs esses versos?
  3. Como podemos identificar o estilo musical através das palavras do compositor?
  4. Dá para imaginar como era esse cidadão? Onde morava? Como vivia?
  5. Por que tal composição também merece destaque na cultura da época?
Objetivo Específico II – Fonte: Imagem


   Av. Central - Rio de Janeiro – década 1920[2]                                
  1. O que essa imagem quer me mostrar com relação ao Tema?
  2. Quem eram esses sujeitos que aparecem na imagem?
  3. Por que essa imagem pode retratar parte da cultura que acontecia naquela época?
  4. Como podemos identificar o movimento popular cultural dentro da imagem?
  5. Onde aconteceu o evento mostrado nessa imagem?
Objetivo Específico III – Fonte: Texto

Com o surgimento dos cinemas, dos dancings, cafés e cabarés, os chorões (em geral negros e despossuídos sociais) passaram a se exibir em conjuntos musicais (...) (...) os instrumentos tocados pelos chorões passaram a emocionar os artistas eruditos da época, como Heitor Vila-Lobos... [3]
  1. Por que negros e “despossuídos sociais” eram chamados de chorões?
  2. Quem eram esses negros e despossuídos sociais?
  3. Em que momento eles passaram a emocionar os chamados artistas eruditos?
  4. Por que esses chorões não aparecem nos livros didáticos?
  5. Por que só os artistas ditos eruditos se emocionaram com os chorões e não o contrário?

Resultados esperados

Espera-se que, através dessa análise, os alunos possam, enfim, compreender melhor o contexto cultural durante a Primeira República. E também que esse possa contextualizá-los num âmbito mais amplo, a partir do conhecimento das muitas culturas da época. Apresentando a eles as diversas fontes e formas de análise.



[1] DIAS, Manoel. Morro de Mangueira. 1925
[2] Disponível em radiomec.com.br/nossamusica/diversos. Acesso em 15/06/2012.
[3] CONTIER, Arnaldo Daraia. O nacional da música erudita brasileira. Edufu, 2004