quarta-feira, 27 de junho de 2012

As condições de vida dos negros no Brasil colônia


Plano de aula - José Flávio

Tema: As condições de vida dos negros no Brasil colônia.

Problematização: O conteúdo do capítulo analisado deixa de lado as práticas sociais e culturais dos negros no período da escravidão através das imagens e textos  pretendemos  mostrar a vida dos escravos.

Objetivo geral: Solucionar a dificuldade de interpretação através de fontes históricas que abordem a vida dos negros na sociedade açucareira.

Objetivos específicos:         
  • Possibilitar outro olhar quanto aos negros do Brasil colônia, através de imagens que abordem o social da época
  • Analisar as condições de moradia dos negros utilizando imagens mostrando o dia a dia na colônia
  • Levar os alunos a refletirem sobre os negros como sujeitos sociais.


Metodologia

Objetivo 1: Possibilitar outro olhar quanto aos negros do Brasil colônia, através de imagens que abordem o social da época.



  1. O que era apresentado pelos negros nas suas pinturas?
  2. Com que freqüência os negros costumavam se reunir para festejar?



Objetivo especifico 2: analisar as condições de moradia dos negros mostrando o dia a dia na colônia



  1.  Como os negros eram tratados dentro da senzala?
  2.  Em que condições eles costumavam descansar?
  3. Quais os alimentos que os negros comiam dentro das senzalas.


Objetivo 3: Levar os alunos a refletirem sobre os negros como sujeitos sociais através de textos que abordem a cultura negra.

A África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira. Os africanos prezam muito a moral e acreditam até que esta é bem semelhante à religião. Acreditam também que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte etc. Não utilizavam textos e nem imagens para se basearem, mas fazem seus ritos a partir do conhecimento repassado através de gerações antigas.Seus ritos são realizados em locais determinados com orações comunitárias, danças e cantos que podem ser divididos em: momentos importantes da vida, integração dos seres vivos e para a passagem da vida para a morte.Sua influência na formação do povo brasileiro é vista até os dias atuais. Apesar do primeiro contato africano com os brasileiros não ter sido satisfatório, esses transmitiram vários costumes como:
- A capoeira, que foi criada logo após a chegada ao Brasil na época da escravização como luta defensiva, já que não tinham acesso a armas de fogo;
- O candomblé, que também marca sua presença no Brasil, principalmente no território baiano onde os escravos antigamente eram desembarcados;- A culinária recebeu grandes novidades africanas, como o leite de coco, óleo de palmeira, azeite de dendê.
  1. Até que ponto a cultura negra influencia nos dias atuais?
  2. Quais costumes herdados dos negros no período da escravidão estão presentes nos dias de hoje? 
  3. Quais práticas culturais são realizadas daquele tempo nos dias atuas?