Getúlio
Vargas através da utilização expressiva dos meios de comunicação: [jornais,
rádios e revistas] divulgou a existência de um suposto plano comunista [Plano
Cohen] afirmando que os comunistas assumiriam o poder no Brasil.
Através
da publicidade política e da propaganda ideológica, Vargas manipulou a
população brasileira, promoveu sua ideologia e aplicou o golpe do Estado Novo.
O presidente adotou um regime político centralizado e autoritário de 1937-1945,
impôs uma nova constituição aos brasileiros com características antidemocráticas.
Os
jornais eram grandes aliados de Vargas na sociedade burguesa – meio de
comunicação dos letrados, o líder político tendo noção exata da importância da
propaganda para o apoio político,ordena, distribui e incentiva o sistema de
radiodifusão em todo o país.
O rádio, mídia
de massa, elemento fundamental da comunicação à distância, possibilitou Vargas
chegar aos locais mais distantes do país, dispensando a leitura e incluindo os
analfabetos [grupo que não tinha acesso aos jornais impressos].
Preparando-se
então para utilizá-lo em proveito próprio é criado o programa “A Hora do
Brasil” programa nacional de caráter oficial, o presidente falava diretamente
com o povo, anunciava as obras do governo e divulgava sambas para glorificar a
si mesmo. Atualmente o programa é exibido com o nome a “A Voz do Brasil”.
Para
controlar e repreender a população, o governo criou um órgão chamado (DIP)
Departamento de Imprensa e Propaganda, toda noticia tinha que passar por uma
banca examinadora antes de ir ao ar, censura aos meios de comunicação e as
manifestações artísticas como: teatro, cinema e música. O objetivo do governo
era afastar a população da oposição política e intelectual.
Vargas
foi conquistando os brasileiros aos poucos, tendo contado direto com as massas,
desfilou na comemoração do Dia do Trabalho no Estádio do Pacaembu em São Paulo , o aniversário
do presidente era comemorado no Dia da Raça, dessa maneira o presidente ganhou
o titulo de “O Pai dos Pobres”.
O
objetivo deste trabalho é analisar a política ideológica de Vargas, compreender
como que a propaganda e a publicidade influenciaram em sua carreira política.
Inicialmente
será realizada em sala de aula, uma apresentação sobre o conteúdo com a
utilização de recursos audiovisuais, imagens. Logo em seguida a sala será
dividida em grupos, cada grupo receberá uma fonte: como um artigo de uma
revista, fotografia do presidente em eventos festivos com a população brasileira,
trechos dos discursos de Vargas.
Cada
grupo ficará responsável pela análise das fontes históricas, em seguida, será
realizada uma apresentação coletiva em sala de aula. Uma nova forma de abordar
o conteúdo histórico, visando despertar nos alunos interesse e curiosidade pela
política nacional.
Referências Bibliográficas:
SIMÕES, Cassiano Ferreira. Diálogos
Possíveis. FSBA, ano 5, n.1 (jan/jun.2006)
www.historiaviva.com.br
* Artigo produzido para a disciplina de Estágio Supervisionado sob a orientação da professora Ana Eugênia Nunes de Andrade.
* Artigo produzido para a disciplina de Estágio Supervisionado sob a orientação da professora Ana Eugênia Nunes de Andrade.