segunda-feira, 28 de maio de 2012

Acadêmicos do Curso de História apresentam e publicam pesquisas no I Encontro de Pesquisa em História da UFMG

Isso é fazer História na Univás!

Acadêmicos do curso de História da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) estiveram reunidos entre os dias 23 a 25 de maio, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para participar do I Encontro de Pesquisa em História. O evento foi organizado pelos alunos do Programa de Pós-graduação em História da UFMG.

A conferência de abertura foi ministrada pelo professor Fernando Novais, no auditório Sônia Viegas, em Belo Horizonte (MG).

O I Encontro de Pesquisa em História da UFMG teve como principal objetivo promover um diálogo aberto e democrático entre os alunos de pós-graduação e de graduação em História e áreas afins. A intenção de realizar o evento surgiu a partir da consciência das limitações do espaço dedicado aos debates entre jovens pesquisadores em muitos grandes eventos. "Foi proposto um encontro feito por e para estudantes, voltado essencialmente para a troca de experiências, informações, inquietações, o que, acreditamos, muito pode contribuir para a atividade por vezes tão solitária que é a pesquisa", comentou a coordenadora do curso de História da Univás, professora Andrea Silva Domingues.

O Encontro foi estruturado em torno de cinco simpósios temáticos, selecionados a partir de propostas enviadas por alunos do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, cujas temáticas foram abrangentes e capazes de propiciar diálogos efetivos entre os diferentes trabalhos. A modalidade principal de participação, aberta a pesquisadores com a titulação mínima de graduados e qualquer filiação institucional foi a de comunicações, com espaço para debate. Houve, ainda, sessões de apresentação de painéis de projetos de pesquisa de alunos de graduação.

De acordo com a coordenadora do curso de História da Univás, orientadora de diferentes projetos de pesquisas do Sul de Minas Gerais, Andrea Domingues, "não poderia deixar de incentivar nossos alunos a participarem deste evento, pois foi uma oportunidade de mostrarmos que a Univás na área de História produz pesquisas acadêmicas de qualidade, o nosso curso teve sua presença registradas com diferentes pesquisas realizadas pelos acadêmicos", disse.

Confira os projetos do curso de História da Univás apresentados no I Encontro de Pesquisa em História da UFMG:

1 - Memórias, vestígios e trajetórias que compõem a história de famílias cativas em Conceição dos Ouros Sul de Minas Gerais.
Aluna: Viviane Tamíris Pereira;
Orientadora: Elizabete Maria Espíndola.

2 - Histórias e Memórias: Os Carreiros em Pouso Alegre - MG
Aluna: Juliano de Melo Gregório;
Orientadora: Ana Eugênia Nunes de Andrade

3 - Experiências e Memória: Outros olhares para o festejo de Nossa Senhora do Carmo em Borda da Mata - MG
Aluno: Cleyton Antonio da Costa;
Orientadora: Andrea Silva Domingues.

4 - O Clube 28 de Setembro em Pouso Alegre: sociabilidade e resistência da cultura afrodescendente
Aluno: Jonatas Roque Ribeiro;
Orientadora: Elizabete Maria Espíndola.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs