domingo, 15 de abril de 2012

Charge na sala de aula


Robson Machado
            
A análise de charges foi proposta na disciplina de Prática de Ensino com o objetivo de auxiliar os discentes na produção do trabalho científico e promover interação com objeto a ser trabalhando em sala de aula em uma futura prática docente. Compreendo que o diálogo com a fonte e a compreensão das inúmeras possibilidades de trabalho existentes a partir da figura é essencial para uma boa interação entre aluno, professor e conteúdo discutido.

A charge deve ser considerada um recurso que integre, ou seja, que faça parte da aula, sendo utilizado como ponto de partida para reflexão e debate. E não somente como mera fonte de ilustração. Além disso, segundo Eduardo França Paiva, oferece oportunidade de se estabelecer uma multiplicidade entre as disciplinas e conteúdos.

A charge acima foi produzida em um momento histórico conturbado. Criada na Argentina durante os anos em que a América Latina enfrentava duras ditaduras e o mundo era assolado pela medonha e incerta Guerra Fria. Nesse cenário de guerras, revoluções, golpes e resistência político-social foi criada Mafalda, personagem principal dos quadrinhos trabalhados.

No primeiro quadrinho adverte seu amigo, Felipe, sobre o noticiário. O assunto era guerra e descobertas espaciais. Fica evidente a disputa pelas descobertas aeroespaciais (corrida espacial) promovida pelos antagonismos ideológicos durante a Guerra Fria. Menciona-se também a ação dos marines (Fuzileiros Navais dos Estados Unidos) que naquele contexto se faziam presentes em todo o mundo.

No terceiro quadrinho faz-se uma explanação sobre a conjuntura mundial. Apresenta os conflitos, guerra do Vietnã, que foi um conflito indireto entre as duas potências e direto entre duas ideologias. De um lado os capitalistas e de outro os socialistas. A questão nuclear – que foi o grande assombro daquele momento.

Por fim encerra, como sempre, com um ar irônico e sarcástico que caracterizam muitas das charges de Quino. Essa era a maneira de fazer protesto e crítica as condições vividas naquele momento histórico.


*Trabalho desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino em História sob a orientação da professora Ana Eugênia Nunes de Andrade.