quarta-feira, 19 de outubro de 2011

I Simpósio de Espaço, Sociabilidade e Ensino


O I Simpósio de Espaço, Sociabilidade e Ensino busca discutir as questões relacionadas aos múltiplos espaços, às diferentes formas de sociabilidade e o ensino. O objetivo deste é fomentar problematizações relacionadas à sociedade e economia, o espaço e o tempo, e a cultura e educação, matizes que balizam as discussões contemporâneas tanto na pesquisa quanto no ensino. Pretende-se também dar continuidade a discussões que se firmaram sobre os fundamentos teóricos e metodológicos das pesquisas realizadas sobre a responsabilidade social do ensino de História e das diferentes áreas do saber, da luta contra a redução das desigualdades e da diversidade humana na interface com a Educação e a História. Como resultado desse movimento e do significativo acúmulo de conhecimentos produzidos, constata-se a crescente definição de objetos, fontes, metodologias e diálogos interdisciplinares que envolvem trabalhos em seus aspectos teóricos, metodológicos e temáticos, além da promoção do debate sobre as diversidades e as fronteiras. Diante disso, o tema "Espaço, Sociabilidade e Ensino” põe em pauta os possíveis diálogos da história e do ensino em fronteiras interdisciplinares, bem como sua aplicação, especialmente na diversidade do mundo contemporâneo.

Linhas de grupos de trabalho para apresentação de comunicação oral

1 – População, espaços, economia e territorialidade
2 – Cultura e sociabilidade
3 – Ensino e sociedade 

O evento ocorrerá no Hotel Marques Plaza da cidade de Pouso Alegre e no Campus Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí, com promoção do Curso de História da FUVS/UNIVÁS, nos dias 07,08 e 09 de dezembro de 2011.

Programação:
Dia: 07/12 - Quarta-feira – 19h às 22h – Palestra de Abertura: Profª Dra. Maria do Rosário da Cunha Peixoto do Programa de Pós-Graduação em História da PUC-SP.
Tema: Cultura, Ensino e Memória

Dia: 08/12
- Quinta-feira
14h às 16h Oficinas
16h às 18h Comunicações Científicas
19h às 22h Palestra Profº Dr. Alexandre Saes – Departamento de Economia da USP.
Tema: História econômica e o ensino no Sul de Minas Gerais.

Dia: 09/12
- Sexta-feira
14h às 16h Oficinas
16h às 18h Comunicações Científicas
19h às 22h Palestra Profª Ms. Cristiane Ferreira Nascimento  Universidade de Juiz de Fora – UFJF
Tema: Espaços, Tempos e Imagens



Inscrições nos grupos de trabalhos para comunicação científica oral

Os Grupos de Trabalho são os locais onde trabalhos concluídos ou em andamento sejam apresentados por professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e graduados, estes espaços oportunizam o intercâmbio de conhecimentos. Os trabalhos deverão possuir temas ligados às linhas de pesquisa proposta pelo comitê científico. Os interessados deverão encaminhar resumo e texto completo para publicação em anais do evento (CD) para simposioese2011@gmail.com no período de 20/10 a 11/11.
As cartas de aceite serão enviadas até a data de 18/11/2011.




Valores das Inscrições:

Ouvinte com oficinas: R$10,00
Apresentação de trabalhos: R$15,00
Dados para depósito:
Banco Itaú:
Agência: 2357
Conta poupança:  04540-6 / 500
Andrea Silva Domingues


Normas para envio de artigo completo para aceite e publicação nos Anais do 
I Simpósio de Espaço, Sociabilidade e Ensino


 Observações gerais


A publicação será feita no suporte CD-ROM.


O artigo deverá ser enviado já totalmente revisado, em Word e em PDF. Não serão aceitos arquivos em outro formato.


 Não haverá revisão pela comissão organizadora do artigo enviado, sendo o texto de total responsabilidade de seu(s) autor(es).


Antes de ser enviado, o autor do texto deverá certificar-se de que o texto está definitivamente revisado, pois não serão aceitos arquivos de substituição em nenhuma hipótese. Pedimos, então, especial atenção antes de enviarem o texto e de não insistirem junto à comissão organizadora para eventuais substituições do arquivo. Essa norma é indiscutível, pois visa a uma boa organização desse trabalho que conta, sobretudo, com voluntários.


Normas editoriais

·         O arquivo (obrigatoriamente em Word e PDF – contendo o texto completo deverá ser enviado por e-mail para o endereço: simposioese2011@gmail.com
·         O assunto da mensagem que encaminhará o artigo deverá vir da seguinte maneira: Artigo de seguido do nome completo do autor (e co-autores quando houver) como no exemplo: Artigo de Andrea Domingues. Aquele que apresentar mais de um trabalho e quiser publicá-los deverá acrescentar depois do nome próprio o número do trabalho, como no exemplo: Artigo de Andrea Domingues 1, Artigo de Andrea Domingues 2.
·         Normas para digitação do texto: letra Times New Roman, 12, espaço 1,5, estilo normal, alinhamento justificado. Mínimo de 07 laudas máximo de 10 laudas.
·         O título do artigo deverá vir em letra Times New Roman 14, em negrito, todo em letra maiúscula, margem centralizada.
·         Duas linhas abaixo do título, colocar o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), em letra maiúscula, alinhamento margem direita, e, na linha abaixo (espaço simples e também alinhamento margem direita) a Instituição (também todo em letra maiúscula) a que pertence (de forma abreviada, se possível).
·         Será obrigatório um resumo (em língua portuguesa ou em língua espanhola), que deverá ser colocado duas linhas após o nome da instituição a que pertencem. O resumo deverá ser seguido da palavra RESUMO e seguido também de dois pontos (:). O resumo (e a palavra RESUMO) deverá vir em espaço simples, Times New Roman, 10, alinhamento justificado. O resumo deverá ter, no mínimo, 100 e, no máximo, 250 palavras.
·         O texto em si (ou o corpo do texto) deverá vir duas linhas abaixo do resumo e deverá ser redigido em língua portuguesa ou em língua espanhola.
·         Citações textuais com mais de 4 linhas deverão ser destacadas com recuo de margem esquerda (2 cm), espaço simples e letra Times New Roman, 10. As notas de rodapé deverão ser de natureza substantiva (não bibliográficas). As referências bibliográficas devem vir ao final do artigo.
·         A citação de fontes bibliográficas, entre parênteses, no próprio texto, deverá seguir o sistema “autor, ano e página”. Exemplo: (DOMINGUES, 2004, p. 80).
·         As referências bibliográficas, no final do texto, deverão obedecer às normas da ABNT, como nos exemplos abaixo:
·         Citação de livro: JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
·         Capítulo de livro: SANTIAGO, S. O narrador pós-moderno. In:__. Nas malhas da letra: ensaios. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1989. p. 38-52.