terça-feira, 23 de março de 2010

Cultura e política: os anos de 1960-1970 e sua herança

André Vilhena
Gabriela de Souza
Osvaldo Aparecido
Roberto Roque
Os anos de 1960 foram marcados por uma enorme agitação política no Brasil. Uma época em que os ideais revolucionários estavam em plena evidência, assim como a guerra fria que estava no auge, a utopia que ganhava o coração e a mente das pessoas, era a revolução.
A arte foi uma das formas que as pessoas encontraram para se manifestarem contra o sistema de governo vigente da época, sendo assim o teatro e o cinema são exemplos a serem citados. Em 1955, um grupo de jovens comunistas da União Paulista dos Estudantes Secundaristas, recebeu uma tarefa partidária fundar um grupo de teatro, a partir deste momento iniciaram-se movimentos de teatro que tinham como objetivo reivindicar, contestar vários absurdos dos governos, além de demonstrar o cotidiano dos grupos subordinados. Este texto ainda compreende os grupos formados nesta época e as pessoas que se destacaram neste meio.
O tropicalismo: movimento de 1967-68, teve destaque especialmente na musica popular, mas o tropicalismo também tinha artistas de diversos campos. Além da nova música e do parentesco com manifestações em todas as artes, a contracultura caracterizava-se por pregar a liberdade sexual e o uso de drogas. O amor livre e as drogas seriam liberadores de potencialidades humanas escondidas sob a couraça imposta aos indivíduos pelo moralismo da chamada “sociedade de consumo”.
Um grupo de intelectuais-cineastas, jornalistas, compositores, poetas e artistas plásticos resolveu lançar o tropicalismo. O que é? Assumir completamente tudo que a vida dos trópicos pode dar, sem preconceitos de ordem estética ou mau gosto, apenas vivendo a tropicalidade e o novo universo que encerra ainda desconhecido.
Vivia-se uma utopia marxista onde o “homem novo” seria construído para que pudesse mudar o mundo, a fim de construir uma sociedade igualitária, mas não percebia que este era um ideal ultrapassado. Essa visão de autêntico homem do povo, com raízes rurais do interior não se adaptaria, pois o mundo vivia uma tendência capitalista muito forte, mesmo que o socialismo fosse adotado em alguns países.
Resumo: RIDENTI, Marcelo. Cultura e política: os anos de 1960-1970 e sua herança In: DELGADO, Lucilia de Almeida Neves, FERREIRA, Jorge O Brasil republicano: o tempo da ditadura – regime militar e movimentos sociais do século XX.